Bio

Laura Moreira
São Paulo (SP) · Brasil
Baixe meu CV completo com portfólio aqui

Escaramuza

Desde criança eu já fazia livrinhos fictícios, com capa, orelhas, miolo e texto de quarta capa, pra dar de presente pra minha mãe. Também gostava de montar minhas próprias edições da Turma da Mônica: arrancava as melhores histórias dos gibis e as encadernava em volumes à parte, que se tornavam meus tesouros curatoriais. Curiosa, eu adorava as letras e as artes, era uma leitorazinha voraz, tinha certa facilidade com idiomas… O que fazer com tudo isso?

Bom, quando cresci, fui cursar Editoração* na ECA-USP!

Atuo nas áreas de texto e arte desde 2002. O mais comum é que os profissionais com a minha formação escolham apenas um dentre esses dois caminhos, mas decidi assumir minha paixão por ambos e levá-los em paralelo, principalmente depois que abri minha própria empresa, em 2011.

Algumas editoras e instituições com que já trabalhei: Blucher, Edusp, Escola da Cidade, Geekie, Graded School, Instituto Ethos, MAM-SP, Masp, Novo Século, Oficina de Textos, Peirópolis, Perspectiva, Profashional, Sesc-SP, Studio GB25, Terra Virgem, Universo dos Livros, Vento Leste, Nova Vivenda.

Minha atuação com texto

Copidesque, revisão textual, revisão de prova e cotejo de publicações de diversos gêneros (ficção e não ficção, jornalísticos, científicos, propagandísticos, instrucionais etc.), em variados suportes/mídias (livro, revista, internet, computador, celular, outdoor…).

Revisão textual de trabalhos acadêmicos, de artigos a teses de doutorado – o que inclui adequação à ABNT, formatação, normalização e normatização.

Revisão de textos em inglês e espanhol.

Minha atuação com arte

Projeto gráfico, diagramação e produção gráfica de impressos em geral: livros, revistas, brochuras e materiais relacionados (convites, flyers, folders, cartazes, banners, marcadores de livro, postais etc.). Experiência também com materiais de comunicação visual: outdoors, blimps, windbanners, totens, placas de sinalização, brindes e afins.

Mais recentemente, em 2017, concluí o Bacharelado e Licenciatura em Dança na Universidade Anhembi Morumbi. Não deixe de visitar meu blog-portfólio de dança e performance, áreas em que também atuo profissionalmente!

fleuron

* Se você, como 99% das pessoas que conheço, nunca ouviu falar nesse curso, roubei do site da ECA-USP, minha alma mater, uma descrição que ajuda:

“O profissional de Editoração envolve-se numa complexa cadeia produtiva. Suas funções mais destacadas são a de edição de texto (estabelecimento, preparação e revisão) e a de arte (programação visual, editoração eletrônica e de vídeos, produção gráfica etc.). Mas há também atividades como o planejamento de mercado para publicações (viabilidade econômica, tiragem, qualidade técnica), trabalhos administrativos de uma editora e rotinas de secretaria editorial e gráfica. O principal campo de atuação profissional concentra-se nas editoras de livros, manuais e revistas, sendo também expressivo o mercado de confecção de vídeos, sites e produtos multimidiáticos. […]

O curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo foi criado em 1972, sendo o segundo curso superior destinado a formar editores no Brasil. […] o curso de Editoração confirma sua vocação multidisciplinar, pois incorpora na grade curricular disciplinas teóricas e práticas dedicadas à formação acadêmica humanística tanto quanto à formação técnico-profissional. […] Um curso pensado para aquele que preza o livro, este mais importante veículo do saber, da arte e da cultura.”